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COMO PEDIR DEMISSÃO SEM PREJUDICAR O FUTURO DA SUA CARREIRA?

Atualizado: 27 de jul. de 2022

Nunca é fácil pedir demissão – mesmo quando isso é um objetivo genuíno do colaborador. A atitude errada pode comprometer a imagem e o bom relacionamento com a empresa que agora fica para trás. Quando falamos em melhorias e desenvolvimento pessoal, isso abrange toda a dimensão humana, seja profissional ou pessoal.


A demissão é uma parte intrínseca ao trabalho e não pode ser encarada de forma dramática: é preciso escolher formas mais assertivas de comunicar a demissão.


Veja como!

Preciso me demitir: e agora?


Você, por algum motivo, decidiu se demitir. Deve fechar um ciclo na sua vida profissional e partir para novas conquistas. E a finalização deste ciclo é justamente a demissão – palavra muito temida, tanto para empregadores como para colaboradores. A demissão é o fim de uma relação de trabalho e está presente na rotina de qualquer empresa e na vida de qualquer colaborador. Pode ser encarada ainda como a porta de entrada de novas realizações e oportunidades.

O primeiro passo perante a necessidade de demissão é entender que não precisa ser um momento trágico. É importante manter a boa relação com os empregadores e equipe que você deixa para trás, mantendo sempre o respeito e a integridade deste contato, escolhendo o melhor modo de comunicá-la – com muito cuidado, bom senso e concordância de ambas as partes sobre como serão os dias posteriores – do que é preciso ainda cumprir na empresa até a saída definitiva.


Dicas sobre como pedir demissão


Veja a seguir algumas boas práticas sobre como pedir demissão sem colocar a sua imagem profissional em risco em qualquer momento:


  • Saiba que a demissão é realmente aquilo que você deseja. Planeje-a com cuidado e tenha claro o que fará posteriormente à sua saída da empresa.

  • Não demostre a sua insatisfação, se este for o caso, apenas na saída da empresa. Isso é um erro bem comum. Cultive o hábito de dar e receber feedback e seja honesto sobre o que pensa da empresa a todo o momento da sua atuação. É difícil para o empregador aceitar que, depois de uns 10 anos, sem jamais o colaborador falar qualquer coisa sobre a sua insatisfação, o colaborador simplesmente justifica a sua demissão pela insatisfação que vem sentido.

  • Tenha bom senso e integridade: evite grosserias, ofensas, ataques pessoais e modere as palavras. Agora não é hora de dizer tudo o que pensa se você deixou passar a chance de falar em outros momentos. Mantenha a confiança em si mesmo e na empresa que até então você fez parte.

  • Transforme o relacionamento com a empresa em algo positivo. Este ex-empregador pode fazer parte do seu networking futuro. Pode ainda dar boas referências para outras empresas que venha a ser selecionado. O empregador, por lei, não pode comprometer a imagem de seus ex-funcionários quando da saída deste. O mesmo vale para ex-colaboradores.

  • Você deve pedir demissão pessoalmente diretamente a sua liderança. Procure ter a conversa em uma reunião reservada e sem interrupções. Fale diretamente, mas de modo calmo, dando as suas justificativas. Jamais use e-mail, telefone ou mensagens. Muitas empresas solicitam a demissão por escrito, mas esta deve ser entregue em mãos.

  • Jamais largue as suas atividades de repente, por mais urgente que seja a situação. Abandonar suas tarefas inacabadas pode causar uma péssima impressão, tanto no antigo quanto no novo emprego.

  • Se você tem um cargo de liderança, contribua com a transição do seu sucessor. Faz parte do seu trabalho e é uma boa atitude. Se não for o caso, deixe suas tarefas e materiais com a liderança mais próxima.

  • Jamais fale mal do ex-empregador na nova empresa. Isso passa uma péssima impressão à nova equipe.

  • O empregador jamais pode reter documentos seus após a demissão. Confira se todos os trâmites legais e burocráticos sejam cumpridos por ambas as partes.

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