top of page

Quero pedir demissão! Veja 4 perguntas para fazer a si mesmo antes de se demitir

Atualizado: 27 de jul. de 2022


Pedir demissão do emprego é algo que todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já pensou em fazer. Se esse for o seu caso, se você está pensando em sair do seu emprego, é importante ter em mente que é melhor não fazer isso se você não tiver um novo emprego em mãos ou em vias de conseguir um. Não importa o quão insatisfeito ou não adaptado você esteja, nos dias atuais é quase certo que você vai precisar de algum dinheiro e estabilidade.


Além disso, a famosa máxima de que “é mais difícil de se conseguir emprego estando desempregado” pode ser realmente verdade - particularmente, acredito que ela é uma meia verdade que depende de vários fatores conjuntos para ser totalmente válida. Mas isso é um assunto para um outro texto.

Portanto, antes de deixar o seu trabalho atual, antes de pedir demissão, se faça as seguintes perguntas.

POR QUE EU QUERO SAIR? Pode parecer uma pergunta óbvia, mas geralmente não é. Liste todas as razões pelas quais você não está satisfeito com o seu trabalho e seja bem especifico. Sua lista pode incluir coisas como má remuneração, falta de gestão ou até excesso de viagens. Liste também os relacionamentos com as pessoas: pessoas da sua equipe, seu chefe, o chefe do seu chefe, as pessoas das outras áreas e até clientes atendidos. Da mesma maneira, faça uma lista daquilo que há de positivo no seu trabalho. O objetivo é tomar uma decisão consciente com o mínimo de carga emocional possível.

Uma lista de prós e contras pode ajudar a identificar o que pode ser recuperável e o que você deve procurar no seu próximo emprego. Esse é um ponto importante. O que você deseja do seu próximo emprego?

PRECISO IR EMBORA PARA TER O QUE EU QUERO? Pensar que a solução dos nossos problemas está em outro emprego pode ser um simples mecanismo de fuga. Muitas vezes, aquilo que buscamos não está em outra oportunidade, cargo ou outra empresa, mas sim, na empresa em que estamos. E tudo o que precisamos para ter acesso a isso é se esforçar e trabalhar duro. Se você deseja mais autonomia ou se deseja mais direcionamento, converse com o seu chefe sobre as suas necessidades e expectativas.

Se você deseja mais desafio busque assumir mais tarefas ou participe de projetos que lhe desafiem.

Proponha novas soluções. Participe mais. Veja se aquilo que você busca não está bem diante dos seus olhos.

Se você não se sente preparado, busque por educação e conhecimento fora do seu ambiente de trabalho. Se você não tem um mentor, talvez seja a hora de buscar por um.


Busque alguém que você respeite, dentro ou fora da sua empresa e pergunte se ele pode ajudá-lo sobre a sua carreira.

QUAL É A MINHA ESTRATÉGIA PARA SAIR DO EMPREGO ATUAL? Conseguir um novo emprego pode não ser tão fácil quanto se pensa e muito mais difícil do que parece. Por isso, é importante ter uma estratégia clara de como você vai se candidatar a outras oportunidades de trabalho e como vai lidar com os eventuais processos seletivos.


Se você concentrar os seus esforços em apenas oportunidades divulgadas online, você vai fazer o que todo mundo faz e vai ter o mesmo resultado que todo mundo tem: muito esforço, muita concorrência e pouco resultado.

Por isso, pense novamente em não delimitar as suas estratégias apenas para o mundo online.

Pense fortemente no offline e na sua rede de relacionamentos. É sempre menos custoso quando se chega a uma oportunidade de emprego de maneira proativa.

Outro ponto importante, defina um prazo para sair do seu atual emprego. Isso vai obrigar você a se dedicar de maneira mais estratégica e focar naquilo que você deseja.

QUEM PODE ME AJUDAR? Liste todas as pessoas que você conhece que podem ajudá-lo nessa transiçãoAmigos, familiares, colegas do atual trabalho, colegas de trabalhos anteriores. Pense em todo mundo que você conhece, que você tenha alguma relação de confiança, e deixo-os saber que você está aberto a novas oportunidades. Seja o mais especifico possível quanto ao tipo de emprego que você busca.

Recrutadores, agências de emprego e soluções desse tipo são outras boas opções. Contate os headhunters especializados na sua área e deixe que eles saibam que você está avaliando o mercado.

PENSE NAS CONSEQUÊNCIAS Se você realmente está decidido a deixar o seu emprego, mas ainda não tem para onde ir, não há o que fazer a não ser se dedicar 110% ao seu trabalho.

Se está ruim com ele, imagine sem ele?

Muitas pessoas dispõem de outros recursos e não necessariamente, precisam trabalhar para sobreviver. Mas se não for os eu caso, o melhor a fazer enquanto não se tem outra oportunidade é trabalhar duro.

Se afaste de fofocas, da improdutividade e das situações ruins. Não se meta em discussões ou disputas desnecessariamente, Não dê motivos para lhe mandarem embora.

Lembre-se, você está querendo deixar o seu trabalho nos seus termos e não nos termos dos outros.

22 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page