Tenho certeza que você concordará comigo quando digo que é muito importante elaborar estratégias eficientes para gerir e manter o capital intelectual da sua empresa.
Afinal, atrair e reter os talentos não é uma missão tão simples, correto? É justamente por esse motivo que manter os cuidados em relação ao capital intelectual vem se tornando uma das maiores preocupações das organizações que se destacam perante a concorrência. Já que, esse procedimento interfere diretamente no nível de competitividade no mercado.
Mas, como fazer uma gestão de forma eficiente? Quais são os procedimentos mais indicados para manter um capital intelectual saudável?
Leia esse artigo e aprenda como multiplicar o mais importante recurso das empresas.
Capital intelectual da sua empresa: o que é?
O capital intelectual da sua empresa pode ser descrito como todo o conhecimento que ela gera nas pessoas e através delas. Por isso, naturalmente essa ferramenta é construída por meio da mão de obra e dos recursos humanos presentes na instituição.
Com base nisso, podemos dizer que o conhecimento é o principal conceito que envolve o capital intelectual da sua empresa. Afinal, essa ferramenta de gestão é capaz de agregar um imenso valor à organização, aumentando, consequentemente, a produtividade e os resultados a serem alcançados, além de ser parte da cultura da organização.
Sendo assim, tenha em mente que os cuidados corretos com os conhecimentos gerados na sua empresa, sem dúvidas, ajudarão o seu negócio a se destacar da concorrência e se tornar mais atraente para o mercado.
Qual é a importância de uma boa gestão do capital intelectual da sua empresa?
Na verdade, a importância do processo de gestão do capital intelectual da sua organização vem do potencial estratégico proporcionado pelo conhecimento. Por esse motivo, esse recurso tem a capacidade de fornecer diversas vantagens a médio e longo prazo.
Com base nisso, é fundamental efetuar uma gestão eficiente, no intuito de solucionar as necessidades e aproveitar os potenciais apresentados pelos recursos humanos presentes. Aliás, por meio desse mecanismo será possível construir um ambiente propício ao desenvolvimento de novos talentos e consolidar informações e práticas importantes para o negócio. Desse modo, o capital intelectual da sua empresa pode se dividir em três pilares:
capital estrutural: pode ser descrito como o conhecimento adquirido pela organização por meio do capital humano sistematizado em alguns processos;
capital humano: faz referência ao grupo de colaboradores, bem como ao nível de conhecimento apresentado por eles;
capital relacional: está diretamente conectado ao tipo de relação que a entidade mantém com seus clientes, serviços, produtos e público interno e externo. Por esse motivo ele é altamente estratégico no momento de realizar a gestão do capital intelectual da sua empresa.
Como gerir o capital intelectual da sua empresa?
Atualmente, é possível realizar vários procedimentos no momento de gerir o capital intelectual da sua empresa. Considere que um processo de gestão eficiente é fundamental para o desenvolvimento saudável de uma organização e da equipe de profissionais.
Por esse motivo, separei algumas dicas essenciais para você aplicar no seu negócio. Confira!
1. Trabalhe com programas de Treinamento & Desenvolvimento
Na maioria das vezes, o conhecimento tende a se manter retido nos profissionais que realizam alguns processos dentro da empresa. Sendo assim, quando esses colaboradores vão embora, evidentemente, uma grande lacuna acaba sendo deixada.
Diante dessa situação, alguns gestores percebem que os outros funcionários não apresentam habilidades para desenvolver a atividade em questão. Dessa forma, será necessário treinar novos membros da equipe ou trazer profissionais de fora para treiná-los.
Aliás, esse processo pode demandar tempo e recursos financeiros altíssimos, de modo a impactar consideravelmente o faturamento da empresa.
Dessa forma, os programas de formação contínua são ótimos recursos a serem incluídos no processo de gestão do capital intelectual da sua empresa. Afinal, eles estimulam a aquisição de novos conhecimentos, bem como o compartilhamento de experiências construtivas entre os próprios colegas de trabalho.
Além disso, esses conhecimentos podem ser registrados por meio de relatórios, áudios, vídeos, whitepapers e gráficos, por exemplo. Uma grande vantagem proporcionada por esse mecanismo consiste na presença e na manutenção do know-how dentro da organização.
2. Diminua a taxa do turnover
Como se sabe, o turnover consiste no processo de rotatividade dos colaboradores de uma empresa. De fato, é natural que alguns funcionários queiram sair e outros sejam admitidos nessas funções. No entanto, é fundamental que o RH sempre acompanhe essa taxa de entrada e saída de funcionários nas mesmas posições e considerem o impacto que essa taxa de rotatividade está proporcionando para o negócio.
Com base nisso, como especialista eu posso dizer que é extremamente aconselhável elaborar estratégias eficientes de gestão de capital humano e, consequentemente, intelectual. O objetivo consiste em reter talentos por longo prazo.
Aliás, uma dica para reduzir a taxa de turnover é construir uma política de gestão de pessoas humana e mais flexível as reais necessidades das pessoas e da empresa.
3. Elabore um fluxo de comunicação eficiente
De fato, o processo de comunicação apresenta uma grande capacidade de conscientizar os mais diversos funcionários sobre questões importantes que envolvem a organização. Aliás, é justamente por meio dos mecanismos de transmissão das informações que os procedimentos são ensinados.
Junto a isso, uma comunicação eficiente também proporciona a realização de feedbacks construtivos, no intuito de estimular o exercício das atividades diárias.
No entanto, a sua organização deve trabalhar com base em um fluxo de comunicação bilateral, ou seja, o objetivo consiste em falar e escutar, afinal, além de se expressar, também é fundamental ouvir os que os colaboradores têm a dizer.
Esse procedimento contribuirá fortemente para a construção do capital intelectual da sua empresa.
Tenha em mente que um processo de comunicação de duas vias permite o compartilhamento de todos os tipos de conhecimento. Essa possibilidade contribui positivamente para o crescimento de uma organização em meio ao mercado e, obviamente, a concorrência.
4. Estruture os processos para manter o capital intelectual da sua empresa
Sem dúvidas, a estruturação dos processos é uma maneira eficiente de registrar todos os mecanismos de funcionamento da sua empresa, de modo a manter as informações e os dados sempre seguros e fáceis de serem transmitidos.
Considere que a maior parte das organizações bem-sucedidas no mercado trabalha com base em procedimentos bem estruturados dentro de um plano de ação estudado com profundidade.
Aliás, na minha opinião, a revisão dos processos tende a fazer parte de um mecanismo de gestão efetivo, atendendo todas as exigências impostas pelo mercado atual.
Comentarios